Francisco Martins, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, assinou esta quinta-feira um acordo com a NOS para a implementação de sistemas eletrónicos no concelho que vão permitir agilizar vários processos de responsabilidade camarária.

A solução de "smart city" prevista neste acordo, vai permitir aos munícipes do concelho algarvio participar nos relatórios de problemas da cidade. Se for avistada uma rotura no sistema de rega de um canteiro de um jardim público, por exemplo, o cidadão, que vai passar agora a utilizador, pode reportá-lo imediatamente aos serviços competentes da Câmara através de uma aplicação que será desenvolvida para o efeito.

A informação enviada pelos munícipes, tal como a que será possível recolher, em tempo real, sobre a rede municipal de abastecimento de água e sobre a rede de recolha e gestão dos resíduos sólidos, será depois tratada numa sala de comando que está a ser instalada no edifício do Secretariado de Fatacil, avança o portal noticioso, Sul Informação.

Em conferência de imprensa, Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS, adiantou que a gestão das redes de água e de resíduos sólidos é apenas um dos muitos passos que Lagoa pode dar no caminho da automatização, uma vez que a empresa tem um arsenal de soluções "muito grande". "Videovigilância inteligente, monitorização e otimização de todas as equipas de recursos humanos, de redes de distribuição de energia elétrica, de iluminação pública e de frotas automóveis" são algumas das possibilidades que a empresa diz estar pronta a instalar.

Sobre as valências do projeto, Francisco Martins destacou a eficiência e as poupanças que a sua implementação vai permitir. "Quando chegámos à Câmara tínhamos 40 e tal por cento de perdas de água na rede, hoje estamos na casa dos 30 por cento. Mas, com este sistema implementado, poderemos diminuir ainda mais", esclareceu.

Esta parceria vai permitir a Lagoa tornar-se a primeira cidade inteligente do Algarve e a segunda do país no âmbito do projeto "Smart Cities" da NOS.