O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu uma "lição" em palco, recordando que no ano passado havia três desafios que foram superados. E deixou mais três para o futuro: fazer cada ano melhor e diferente e criar uma plataforma digital aqui em Lisboa, e não deixar ninguém para trás, servindo comunidades, com educação digital que é crucial.
"O terceiro e mais difícil é que o digital é sobre liberdade, abertura, e estamos a ver no mundo o contrário, com xenofobia, guerras de comércio, muros", afirmou, e disse que o desafio é que os participantes do Web Summit ajudem a lutar pelos valores da liberdade. "Têm de levar esta mensagem pelo mundo", defendeu, dizendo que os que estão na sala são os pioneiros e líderes do futuro. E foi ovacionado de pé por milhares de pessoas no Altice Arena.
Os números do Web Summit voltaram a ser impressionantes e não é sem razão que Paddy Cosgrave afirmou por várias vezes que este é o maior Web Summit de sempre. Mais de 70 mil participantes, 44,5% de mulheres, 1.200 oradores, 25 conferências e vários palcos divididos entre a Altice Arena e a FIL, eventos de fim de tarde e de noite animaram a cidade de Lisboa esta semana, e o movimento ainda continua com o jantar de encerramento, e mais algumas iniciativas. Só depois disso o CEO do Web Summit vai respirar e fazer o balanço, até porque vêm ai mais 10 anos de acordo com a cidade de Lisboa, que se comprometeu nos próximos três anos a alargar a FIL para que o Web Summit possa crescer. Números de perspetiva não adiantou, mas em 2021 haverá mais participantes e novas iniciativas.
O SAPO TEK contribuiu para os números, com muitos quilómetros percorridos e largas dezenas de artigos escritos (e outras tantas histórias ainda por escrever), com a equipa toda a acompanhar de perto a conferência.
Entre as milhares de startups que participaram como Alpha ou Betas a dificuldade está em ganhar visibilidade, e há muitas formas de o fazer, como mostra uma reportagem que fizemos. Claro que todos gostavam de vencer o PITCH Final, mas como salientou Paddy Cosgrave só uma podia ser escolhida. E foi a Wayve que levou o prémio para casa, apesar de ter recebido menos votos do público, o que aparentemente é normal.
Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 17h47
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários