
A Accenture anunciou hoje um investimento de um milhão de euros no mercado português, concretizado num novo espaço inaugurado em Lisboa. As novas instalações da empresa vão acomodar a divisão de serviços de outsourcing de processos de negócio (BPO) e os profissionais que até agora estavam dispersos noutras localizações.
No novo edifício a consultora acomoda para já 200 trabalhadores, um número que até final do ano deverá aumentar para os 350. A equipa da Accenture dedicada ao BPO em Lisboa junta-se a uma equipa no Porto e perfaz um total de cerca de 500 trabalhadores alocados a projectos nesta área.
À margem da apresentação Paula Adrião, responsável pela área de Business Process Outsourcing, explicou ao TeK que, globalmente, o outsourcing representa cerca de metade do negócio da Accenture, um número que também é válido para Portugal. Neste universo, o BPO representa cerca de 20 por cento, uma quota que atingiu em cerca de cinco anos, como revela a responsável.
A apresentação do novo investimento da Accenture garantiu a presença de Carlos Zorrinho, secretário de Estado da Energia e da Inovação, que sublinhou a importância de garantir novos investimentos de multinacionais em Portugal, numa altura de crise económica e descida dos ratings atribuídos pelas agências internacionais.
O responsável também sublinhou as boas condições que Portugal reúne para se afirmar como um fornecedor de serviços de outsourcing em nearshore.
Do lado da Accenture, Paula Adrião explica que ao nível do outsourcing de tecnologia a empresa já presta, a partir de Portugal, serviços para vários mercados de proximidade, como Espanha, França, Bélgica ou Reino Unido, mas também assegura serviços para mercados fora da Europa, como o Canadá ou a Tunísia.
No BPO, o grupo está a transferir a experiência acumulada no outsourcing de tecnologia e pretende em breve alargar as geografias cobertas com a oferta, a partir de Portugal. Para já, a divisão portuguesa da Accenture já presta alguns serviços de BPO para Espanha e está a trabalhar para alcançar outros mercados europeus. França e Alemanha serão os primeiros.
Os serviços de BPO prestados pela Accenture em Portugal visam sobretudo as áreas de contabilidade e finanças, compras e gestão de fornecedores, recursos humanos, customer service, gestão de sinistros e gestão documental.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários