
Os accionistas da Portugal Telecom vão ser chamados a assembleia-geral para decidir sobre a oferta da espanhola Telefónica ao operador português. A Telefónica, que divide com a Portugal Telecom o controlo da operadora brasileira Vivo, está interessada em assumir o comando daquela operação e adquirir a participação da Portugal Telecom.
Já tinha apresentado uma primeira oferta para concretizar a intenção e ontem subiu a parada. A nova oferta é agora de 6,5 mil milhões de euros pelo controlo de uma operação que para as duas empresas se tem revelado um motor de crescimento com potencial longe de estar esgotado.
A administração da PT tem mantido uma posição firme contra a venda do negócio no Brasil, que considera estratégica para o futuro da empresa e um pilar na sua internacionalização, mas na sequência da subida da oferta decidiu convocar uma assembleia-geral para ouvir os accionistas sobre o assunto, ainda ontem após um conselho extraordinário.
À Telefónica a decisão agrada, até porque a empresa já tinha dito que gostaria de ver o tema levado à consideração dos accionistas para que estes tivessem oportunidade de conhecer em detalhe a oferta.
De sublinhar que a nova oferta da Vivo acrescenta 800 milhões de euros à proposta inicial.
A Portugal Telecom tem referido que uma saída da Vivo, cujo capital controla em dois terços repartidamente com a Telefónica, está fora de questão também por não ter intenção de sair do mercado brasileiro. Alguns meios de comunicação já antecipam alternativas para evitar esse cenário, mesmo que os accionistas da empresa cedam à proposta da Telefónica e antecipam uma possível compra da Tim ou da Oi, outras operadoras daquele mercado.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários