A Anacom acaba de publicar as estatísticas referentes ao acesso à Internet no terceiro trimestre de 2004. Os números da reguladora do mercado de comunicações mostram que entre o segundo e terceiro trimestres do ano o crescimento de assinantes de banda larga foi mais moderado, ficando-se nos 13,5 por cento, embora na comparação com o período homólogo a subida seja de 75,8 por cento.



Segundo os números recolhidos pela Anacom, no final de Setembro existiam em Portugal 748 984 utilizadores de Internet de banda larga, o que corresponde a uma angariação de 87 mil novos clientes nos meses de Julho, Agosto e Setembro. A taxa de penetração dos acessos com maior largura de banda situava-se então nos 7,1 por cento dos utilizadores de Internet em Portugal, embora os valores apresentados para as ligações em dial-up possam introduzir um factor de distorção nesta comparação.



De um total contabilizado de 6.277 mil utilizadores de Internet, 5.528 mil estão registados como utilizadores de ligações de dial-up, que neste trimestre obteve um crescimento de 8,17 por cento com 417 mil novos clientes. A Anacom volta a avisar que "o número de 6,277 milhões de internautas não espelha adequadamente a realidade portuguesa, dado que no acesso dial-up é frequente um utilizador ser cliente de vários fornecedores de acesso à Internet, o que inflaciona o número de internautas".



Nas ligações em banda larga o cabo continua a dominar as preferências, embora com uma distância cada vez mais pequena em relação ao ADSL. No terceiro trimestre de 2004 o crescimento no número de acessos por ADSL foi de 19 por cento, correspondente a 55 mil novos clientes, enquanto os acessos por cabo registaram um crescimento de 8,7%, com 32 mil novas ligações.



Ainda assim as ligações de cabo representam 53,1 por cento dos acessos em banda larga, recolhendo o ADSL 46,5 por cento dos clientes de Internet com maior largura de banda.

Notícias Relacionadas:

2004-12-20 - Representatividade do ADSL nos acessos à Internet continua a crescer