As ações da Google ultrapassaram hoje os 800 dólares, um marco atingido pela primeira vez desde que a empresa de Internet está cotada em bolsa. Na abertura da sessão de bolsa hoje as ações da companhia valiam 802,98 dólares, um valor que subiu até aos 804 dólares.



Os últimos meses têm sido os melhores de sempre para a Google em termos de performance no mercado bolsista. As ações da empresa valorizaram já 13% desde o início do ano e 30% nos últimos doze meses.



Aproveitando a tendência soube-se recentemente que Eric Schmidt, presidente e ex-CEO da empresa, vai este ano desfazer-se de quase metade da participação que mantém na companhia. O negócio pode render mais de 2,5 mil milhões de dólares.



Será realizado ao longo do ano em várias operações para não gerar um impacto negativo na performance da empresa, algo que não parece provável, a avaliar pela tendência de valorização uma semana depois de confirmada a decisão.



A Google está cotada desde agosto de 2004 e desde então tem consolidado um modelo de negócio centrado na publicidade online, que se tem revelado cada vez mais promissor, marcado pela capacidade para manter o domínio no mercado das pesquisas online.



Com o sucesso do Android, cujo desenvolvimento também é coordenado pela gigante norte-americana, a Google está a conseguir potenciar uma nova linha de oportunidades de negócio no mercado da publicidade online em telemóveis.



Os resultados financeiros têm confirmado o sucesso da estratégia seguida pela empresa, um caminho que nem sempre é pacífico e que tem valido à Google vários processos, por parte de reguladores da concorrência e da privacidade. Ainda hoje se soube que na Europa a empresa pode, em breve, enfrentar novas medidas penalizadoras.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico