Dias depois de uma assinatura conjunta e outros seis acordos com França; Espanha, Portugal e Itália formalizaram acordos de cooperação na área da pesquisa e desenvolvimento, segundo uma notícia divulgada pela CORDIS. Os acordos procuram aumentar a cooperação entre universidades, institutos e ministérios, incentivando a criação de centros de pesquisa e promovendo uma participação conjunta no 6º Programa Quadro.

O acordo com a França tem como objectivo relançar a cooperação científica em áreas estratégicas como a ciência marinha, a tecnologia, a física, matemática e energia. "Em breve, será também desenvolvida a cooperação noutrso sectores", referiu Letizia Moratti, pesquisadora e Ministra da Educação.

O acordo com Espanha e Portugal assume-se como uma inovação orientada, tendo dois acordos destinados às pequenas médias empresas (PMEs) e à prevenção de desastres naturais. Os três países também decidiram abrir a fundação europeia COTEC para a inovação tecnológica, com o objectivo de aconselhar a União Europeia.

"Hoje em dia, não basta seguir uma lógica à volta do tema de inovação tecnológica", disse Lúcio Stanca, o Ministro italiano para Inovação e Tecnologia. "A cooperação torna-se uma condição necessária para dar impulso ao programa europeu, e ter um número crítico necessário para atrair e justificar o investimento solicitado", continuou.

Espanha, Itália e Portugal aprovaram ainda duas plataformas tecnológicas para o estudo e prevenção de desastres naturais cujo objectivo é aumentar o número de pesquisadores, concentrando as acções dos três países e fornecer um ponto de convergência dentro da UE nestes temas. "Estes acordos são a prova concreta de uma cooperação entre países da União Europeia", declarou a esposa de Moratti.

Notícias Relacionadas:

2005-05-13 - Projecto BITE inicia debate europeu centrado na ética da biométrica

2005-05-04 - Comissão Europeia apresenta dez princípios para simplificação do PQ7

2004-07-09 - 6º Programa Quadro motiva 5.573 propostas de entidades portuguesas

2003-11-12 - Comissão quer mais PMEs no 6º Programa Quadro