Dois anos e três meses depois de ter sido iniciado o projeto que recebeu um financiamento de 450 mil euros do QREN a plataforma está pronta e operacional para ser usada e ajudar a potenciar vários tipos de negócios, como ferramenta de suporte à decisão estratégica.

A plataforma GIS4U foi apresentada na semana passada e tira partido dos mais diversos datasets para aumentar o conhecimento das organizações sobre o território. Os dados da Pordata, INE e Eurostat, disponibilizados de forma pública, são combinados na plataforma open source para oferecer aos utilizadores um mapa que pode ser explorado de várias formas.

A costumização da plataforma web de acordo com as necessidades do utilizador é um dos pontos fortes do GIS4U que concorre diretamente com outras plataformas já no mercado, como a da ESRI ou da Qlik, mas Carlos Nunes destaca como vantagens a competitividade dos custos de licenciamento, permitidos pelo uso de software open source.

O gestor do GIS4U na Advantis Solutions explicou ao TeK que a empresa decidiu avançar com este projeto porque em anteriores projetos na área dos SIG tinha identificado lacunas no mercado. A hipótese de reunir uma equipa com muito know-how nesta área permitiu conceber esta solução, que foi submetida aos programas de I&D subsidiados pelo QREN.

Com o financiamento de 450 mil euros garantidos pelo programa operacional, a que se juntou o financiamento da própria Advantis, ficaram reunidas as condições para por a plataforma a funcionar.

Agora é preciso rentabilizar o investimento, o que a empresa espera fazer com a comercialização no mercado português mas também internacional. A ideia passa pela venda da plataforma a clientes de maior dimensão ou com maiores necessidades de tratamento de informação georreferenciada ou comercialização como SasS.

Outra hipótese em cima da mesa é o aluguer ou venda de serviços específicos, através de tarifários flexíveis, o que pressupõe, nalguns casos, o tratamento e preparação de informação para venda de conteúdos/serviços.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico