A Granter passou os vários passos exigentes de apresentação do projeto no palco do Web Summit 2025 e juntou-se a uma lista de outras empresas portuguesas que venceram o Pitch, sucedendo à também portuguesa Intuitivo, que ganhou o prémio no ano passado.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
A audiência tinha votado massivamente no projeto português, que conseguiu 80% dos votos, mas o júri também teve a mesma opinião sobre a Granter, que se destacou entre as mais de 100 empresas que entraram na competição, e as mais 2.700 que este ano estiveram presentes no Web Summit. O júri destacou o empenho na apresentação mas também o plano de negócio e ambição de expansão da plataforma.
Veja as imagens
Bernardo Seixas, CEO da Granter, já tinha subido ao palco central hoje para apresentar a empresa que criou com outros Bernardos, incluindo o Bernardo Tavares, CTO. A plataforma foi pensada para ajudar as empresa a identificarem financiamentos e incentivos e a prepararem as candidaturas, mas também a acompanharem os desenvolvimentos. Para além de agentes de IA, a plataforma também usar consultores humanos para revisão do processo.
O modelo é de subscrição, com um valor de 4 mil euros por ano sem limite de candidaturas e o CEO explicou que "mesmo assim é 5 vezes menos do que é pago a uma consultora.
Quando lançou a empresa o objetivo era chegar a 100 mil euros até ao final do ano, mas o valor foi alcançado em apenas um trimestre e agora a meta está nos 400 mil euros, contando já com grandes empresas como clientes, entre as quais a Sonae, fidelidade, Galp e Fundação Champalimaud.
A startup está incubada na Fábrica de Unicórnios e já facilitou a submissão de mais de 20 milhões de euros em candidaturas a fundos europeus. Segundo os dados partilhados, levantou 400 mil euros com o apoio da aceleradora TechStars e Angels Way, e até ao final do ano o objetivo é levantar um milhão e meio de euros em investimento, reforçando a ambição de expandir a sua presença internacional, pretendendo chegar a toda a Europa em dois anos, e também ao mercado norte americano.
A Granter é a quarta startup portuguesa a ganhar a competição do Pitch, depois da Intuitivo em 2024, s Smartex, em 2021, e da Codacy, na última edição da conferência na Irlanda, em 2015, quando uma comitiva de 33 empresas se deslocou a Dublin para participar no Web Summit.
A equipa do TEK Notícias está a acompanhar o Web Summit em direto (e a cores) e se tiver alguma sugestão de temas, ideias ou startups a acompanhar envie-nos um email para marcarmos uma conversa.
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.
Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 15h29
Em destaque
-
Multimédia
Football Manager 26 regressa depois de um ano "lesionado". É para ganhar o campeonato? -
Site do dia
Ondas de 20 metros registadas a partir do espaço funcionam como "mensageiras" de tempestades -
App do dia
Viva a história emocionante de Anne através da resolução de puzzles -
How to TEK
Foi adicionado a um grupo no WhatsApp por alguém que não conhece? Saiba como sair de “mansinho” e reportar
Comentários