Santa Maria, uma das ilhas do arquipélago dos Açores, vai ganhar um espaço dedicado ao "teste de veículos aéreos não tripulados", disse Fausto Brito e Abreu, secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia da região, à agência Lusa, esta terça-feira.

Além deste acordo, o secretário regional deu também a conhecer que outros protocolos bilaterais foram fechados com empresas interessadas em "usar este espaço" para "desenvolver os seus próprios produtos aqui".

Fausto Brito e Abreu, que se dirigiu à ilha em visita estatutária, considera ainda que este espaço pode dar origem a criações valiosas para a região como "tecnologias que possam ter aplicações de vigilância marítima, seja para estudos científicos, seja para fiscalização das pescas ou para salvamento marítimo".

O governante garantiu ainda que não vai haver qualquer interferência para a aviação comercial dado que "o controlo aéreo define uma área reservada em radar onde ninguém entra e os drones operam dentro dessa área". Para uma precaução extra, Brito e Abreu explicou ainda que os aparelhos vão ser testados em horários que não coincidam com o funcionamento normal do aeroporto.

A decisão de criar este espaço foi tomada com vista a "valorizar a posição estratégica dos Açores e do aeroporto de Santa Maria, que tem mais potencial para ser aproveitado do que hoje acontece".

No futuro, o secretário regional espera ainda ter "uma unidade de produção e desenvolvimento de drones" a instalar-se naquela zona.