A Agência de Inovação, uma organização governamental, lançou ontem oficialmente o programa NEST - Novas Empresas de Suporte Tecnológico - no sentido de fomentar a criação, instalação, arranque, desenvolvimento, e a sustentação de companhias de suporte tecnológico sob a forma de sociedade anónima.



Segundo o Governo, este processo é o mecanismo mais indicado para trazer ao mercado os resultados obtidos através de projectos de ID&T (Investigação, Desenvolvimento e Tecnologia) que visem conceber e desenvolver novos produtos, serviços, processos ou sistemas produtivos.


Esta iniciativa integra-se no Programa para a Produtividade e Crescimento da Economia, (PPCE), que estabeleceu e definiu uma série de medidas com o fim de criar condições favoráveis à consolidação, crescimento e desenvolvimento das empresas sedeadas em Portugal e, em simultâneo, no sentido de aumentar a competitividade da economia portuguesa.



A Agência de Inovação assume a responsabilidade da concretização deste programa, em especial no que se refere ao processo de avaliação e apreciação das candidaturas. Tem ainda a cargo a preparação da proposta para homologação do estatuto de empresa NEST por uma comissão nomeada exclusivamente para esse efeito, apresentando-a depois para aprovação aos Ministros da Economia e da Ciência e do Ensino Superior.



Ao apoiar o desenvolvimento empresarial nascente, o NEST visa eliminar falhas de mercado que ainda subsistem na fase final da cadeia de valor de transferência de tecnologia. Desta forma, a Agência de Inovação e o Fundo de Sindicação de Capital de Risco IAPMEI-PME apresentam-se como parceiros de promotores individuais ou colectivos e de entidades especializadas de capital de risco na avaliação e concretização do plano de negócios elaborado pelos empreendedores.



O comunicado divulgado à comunicação social refere ainda que serão privilegiados os projectos que já possuem um plano de negócio estruturado e que tenham sido analisados por uma entidade especializada em capital de risco. Inicialmente, o Fundo de Sindicação de Capital de Risco IAPMEI-PME irá contar com 20 milhões de euros, verba que poderá ser aumentada mais tarde, "caso a quantidade e a qualidade dos projectos o vier a justificar".



As empresas que vierem a obter o estatuto NEST podem ainda qualificar-se automaticamente para outros programas como Inserção de Mestres e Doutores, QUADROS, SIPIE e SIUPI, desde que preencham os respectivos critérios de elegibilidade. O processo de inscrição para o programa inicia-se com o preenchimento do formulário de inscrição de candidatura, disponível no site da Agência de Inovação.



O formulário deve ser enviado para o endereço de correio electrónico programanest@adi.pt. Em seguida, terá lugar uma primeira reunião de apresentação do projecto e do Plano de Negócio a este organismo, em que serão definidos os passos seguintes.



Notícias Relacionadas:

2002-09-20 - Programa IDEIA financia iniciativas de Investigação e Desenvolvimento pelas empresas

2002-09-18 - Governo apresenta programa NEST para apoiar a criação de empresas tecnológicas