O Turismo de Portugal acaba de disponibilizar online, para discussão pública, o documento preparatório da Agenda de Prioridades das TIC para o setor. O texto sistematiza as ideias resultantes da interação, nos últimos meses, com mais de 30 empresas e centros de investigação, no âmbito da Rede de Cooperação em Investigação e Desenvolvimento no Turismo.

Lançada no ano passado, esta rede prevê a aproximação entre o negócio e a investigação "na procura de novas soluções tecnológicas e na promoção do seu aproveitamento, em cooperação", referiu fonte do Turismo de Portugal (TP) ao TeK.

Tenologias de informação e comunicação, arquitetura, tecnologias de construção e planeamento, gestão energética e gestão da água são algumas das prioridades para o projeto, pelo seu grande impacto no setor, acrescentou a mesma fonte.

No âmbito desta rede, o Turismo de Portugal pretende debater estes e outros temas, organizando conferências e workshops, ainda no primeiro semestre de 2012. Entretanto o primeiro workshop temático do projeto teve lugar em novembro de 2011, incidindo sobre as tecnologias de informação e comunicação.

As conclusões retiradas do encontro apontam a necessidade de aprofundar temas como os serviços móveis para turismo; interoperabilidade entre sistemas turísticos; acesso das PME a aplicações avançadas para a gestão e comercialização; as novas tecnologias na valorização dos serviços e recursos turísticos; e redes de colaboração empresarial.

O feedback à rede de cooperação tem sido "bastante positivo", tanto da parte das empresas turísticas como das Universidades, garante o TP. "Inicialmente previsto para 60 participantes, o workshop do Porto registou mais de 140 inscrições, o que denota o reconhecimento da importância da tecnologia para o sucesso das empresas".

"Além das ideias que vão surgindo e que, esperamos, possam vir a traduzir-se em projetos de investigação aplicada, fica também a perceção clara de que a discussão destas questões ajuda as empresas a equacionar as suas opções no plano das tecnologias e a enquadrá-las melhor nos seus planos de desenvolvimento", considera o Turismo de Portugal.

Para breve está previsto o lançamento de um conjunto de plataformas tecnológicas com o objetivo de facilitar a interação de todos os intervenientes da rede de colaboração, tal como o conceito pede.

Por enquanto, a entidade coloca então à apreciação dos diferentes intervenientes da área da hotelaria e turismo o documento preparatório da Agenda de Prioridades das TIC, que pode ser acedido através do endereço idturismo.blogspot.com.

Refira-se que a edição deste ano da BTL conta com uma área especificamente dedicada às tecnologias, denominada BTL-Tech, que abrange stands de exposição, um espaço Inovação e a organização de conferências.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé