A Alcatel e a Lucent Technologies estão em conversações para fundir operações e dar origem a uma empresa de comunicações e equipamentos, anunciaram numa comunicação conjunta. Esta é a segunda vez que as empresas discutem a hipótese de fusão, depois de em 2001 terem estabelecido contactos neste sentido pela primeira vez. Nessa altura as conversações não deram resultados já que a Lucent não quis abdicar de uma posição maioritária na empresa que resultasse do negócio.



A eventual fusão é vista pelo mercado como positiva para as duas empresas já que a Alcatel detém na Europa uma posição forte e a Lucent é também um player importante nos Estados Unidos. A junção de ambas permitiria alargar presença e peso a nível mundial e reforçar a capacidade para competir com rivais como a Cisco ou a Ericsson, maior fabricante mundial de redes wireless.



As conversações entre as duas empresas de telecomunicações abrem portas a uma nova fusão envolvendo uma empresa americana de telecomunicações, que se seguirá a operações como a fusão entre a SBC e a AT&T por 16 mil milhões de euros ou, já este ano, a compra da BellSouth pela AT&T por 67 mil milhões de dólares. Na mesma área há também a assinalar o acordo de aquisição da Cisco com a Scientific-Atlanta, numa operação que envolve 6,9 mil milhões de dólares.



Recorde-se que a Lucent resulta de um spin-off da AT&T em 1996. Nos primeiros anos enquanto empresa autónoma a tecnológica teve uma boa performance, mas desde então perdeu mais de 90 por cento do seu valor de mercado, isto embora mantenha uma posição de topo no mercado americano de equipamentos de telecomunicações fixas.



Só no primeiro trimestre deste ano a empresa teve perdas de 278 milhões de dólares, com as vendas a caírem 21 milhões de dólares. Hoje em dia a empresa tem um valor de mercado na ordem dos 12,6 mil milhões de dólares, enquanto a Alcatel está avaliada em 21,9 mil milhões.



Notícias Relacionadas:

2001-05-30 - Negociações entre Alcatel e Lucent terminam sem acordo

2001-05-18 - Lucent poderá ser comprada por 9,1 mil milhões de contos