A administração da Yahoo! aprovou ontem o acordo que prevê a venda de metade da sua participação no grupo Alibaba à companhia chinesa especializada em comércio eletrónico, e a saída completa do negócio a médio prazo. A decisão abre novas perspetivas depois de sete anos de relacionamento entre as duas companhias, admitiu Jack Ma, fundador do Alibaba.

O acordo estava a ser negociado há vários anos, mas sem que as duas partes tivessem conseguido uma base de entendimento razoável face ao crescimento que o negócio da Alibaba registou depois da entrada da Yahoo! no capital da empresa em 2005.

Os problemas que a Yahoo! tem enfrentado nos últimos anos fizeram com que a sua participação de 40% no negócio da Alibaba se tornasse mais valiosa do que o próprio negócio da empresa nos Estados Unidos, um desequilíbrio que não era favorável à negociação.

Mesmo assim o saldo é bastante positivo, já que a Yahoo! pagou mil milhões de dólares por 40% da Alibaba em 2005 e recebe agora 7,1 mil milhões por metade dessa posição, mas condicionando também a venda dos restantes 20%.

Segundo informação partilhada sobre o acordo, a Alibaba pode comprar mais 10% da participação ao preço das ações numa dispersão do capital em bolsa, que estará a ser preparado, e ainda tem opção de compra sobre os restantes 10% até dezembro de 2015.

Um dos motivos da discórdia instalada entre a administração, e mais concretamente os CEOs, das duas empresas foi o recuo da Yahoo! na venda da sua participação na Alibaba em 2010. Mas também o spin off da Alipay, uma unidade de pagamentos online que a empresa chinesa autonomizou em 2010 gerou polémica. Na altura a Yahoo! protestou por considerar que não tinha sido notificada sobre este movimento nem dado autorização.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador