A administração da Yahoo! aprovou ontem o acordo que prevê a venda de metade da sua participação no grupo Alibaba à companhia chinesa especializada em comércio eletrónico, e a saída completa do negócio a médio prazo. A decisão abre novas perspetivas depois de sete anos de relacionamento entre as duas companhias, admitiu Jack Ma, fundador do Alibaba.

O acordo estava a ser negociado há vários anos, mas sem que as duas partes tivessem conseguido uma base de entendimento razoável face ao crescimento que o negócio da Alibaba registou depois da entrada da Yahoo! no capital da empresa em 2005.

Os problemas que a Yahoo! tem enfrentado nos últimos anos fizeram com que a sua participação de 40% no negócio da Alibaba se tornasse mais valiosa do que o próprio negócio da empresa nos Estados Unidos, um desequilíbrio que não era favorável à negociação.

Mesmo assim o saldo é bastante positivo, já que a Yahoo! pagou mil milhões de dólares por 40% da Alibaba em 2005 e recebe agora 7,1 mil milhões por metade dessa posição, mas condicionando também a venda dos restantes 20%.

Segundo informação partilhada sobre o acordo, a Alibaba pode comprar mais 10% da participação ao preço das ações numa dispersão do capital em bolsa, que estará a ser preparado, e ainda tem opção de compra sobre os restantes 10% até dezembro de 2015.

Um dos motivos da discórdia instalada entre a administração, e mais concretamente os CEOs, das duas empresas foi o recuo da Yahoo! na venda da sua participação na Alibaba em 2010. Mas também o spin off da Alipay, uma unidade de pagamentos online que a empresa chinesa autonomizou em 2010 gerou polémica. Na altura a Yahoo! protestou por considerar que não tinha sido notificada sobre este movimento nem dado autorização.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.