O novo centro da Alstom vai estar centrado no desenvolvimento de soluções de alta tecnologia na área da mobilidade digital e sinalização, tanto para o mercado português, como para os projetos internacionais da empresa em todo o mundo, e representa um compromisso com o reforço da presença da companhia em Portugal.

As instalações na Maia contam com uma área de 460 m2 e uma equipa inicial de 25 engenheiros e técnicos, mas tem um plano de crescimento ambicioso para os próximos anos. Na Maia a empresa instalou um laboratório de sinalização, área de engenharia, um armazém e uma zona de reparação de componentes.

"A Alstom visa dinamizar o setor ferroviário em Portugal, trazendo a sua ‘expertise’ no desenvolvimento de soluções de mobilidade sustentável. A empresa está fortemente empenhada no mercado português, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da indústria e da economia locais, compromisso este que é claramente demonstrado pela abertura do novo centro de Engenharia e Inovação na Maia, que contará com competências técnicas e logísticas avançadas, contribuindo igualmente para a criação de mais empregos de qualidade em Portugal”, adiantou David Torres, diretor geral da Alstom Portugal, em comunicado.

A empresa quer também desenvolver competências e talento nesta área e vai colaborar com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, na preparação de um Mestrado focado na mobilidade sustentável e inteligente. O objetivo é o de promover uma nova geração de graduados com talento, capazes de conceber e desenvolver tecnologias, produtos e sistemas avançados para um futuro sustentável.

A Alstom já está em Portugal há mais de 30 anos e, segundo os dados partilhados, dois em cada três comboios em circulação foram fabricados pela empresa ou com tecnologia Alstom, incluindo comboios de alta velocidade, regionais, metropolitanos e elétricos.

Mais de 1.500 km da rede ferroviária portuguesa e mais de 500 unidades de bordo são geridas pelo sistema Convel ATP da Alstom, uma solução de sinalização desenvolvida especificamente para o mercado português.

A intervenção na mobilidade urbana é outra das áreas de intervenção  e a Alstom ficou encarregue do sistema de sinalização do Metro do Porto e dos 102 comboios que hoje servem esta rede, fornecendo igualmente o sistema ATP (Automatic Train Protection) instalado a bordo dos 18 comboios recém-adquiridos por este operador.

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