Na última sexta-feira a Altice, que detém a Oni e a Cabovisão, confirmou que estava a trabalhar numa proposta e que queria mesmo comprar a PT Portugal. Na altura, ainda a fazer contas ao negócio, referia-se que a aquisição pode valer 15 a 20% da faturação total do grupo.

Numa entrevista ao Diário Económico, e apesar da Oi até à altura desmentir o interesse em vender a PT Portugal, o responsável máximo do grupo francês, Dexter Goei, abordou o tema falando sempre na PT Portugal como uma empresa que estava à venda e assegurando mesmo que a Altice foi contactada a propósito do negócio ainda em julho.

A proposta de 7.025 milhões de euros apresentada este domingo inclui um ganho de 400 milhões de euros relativo à geração de receitas futura da PT, bem como outros 400 milhões relativos à geração futura de free cash flow operacional. Se for aprovada, a transação será financiada "com dívida nova e fundos próprios", esclareceu a Altice em comunicado.

Desde o início de outubro que se falava sobre a possibilidade de a Altice comprar a PT Portugal. Os rumores ganharam novos contornos com a deslocação dos responsáveis da empresa francesa a Portugal, para reunir com Paulo Portas.

O encontro entre a comitiva da Altice e o vice-primeiro-ministro terá servido para informar o Governo do interesse do grupo francês, que já estaria há várias semanas em contactos com os acionistas brasileiros da Oi, mesmo antes da saída de Zeinal Bava.

Além da Altice, são apontados como potenciais interessados nos negócios portugueses da Oi os fundos Apax Partners, CVC Capital e Bain .

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico