Depois de ter aberto o seu primeiro escritório em Portugal no final de 2018, a Amazon Web Services (AWS) continua a investir no país. Agora a aposta é o novo Ponto de Presença do serviço Amazon CloudFront, em Lisboa.

Num comunicado divulgado à comunicação social, a AWS garante que o novo ponto de presença local oferece um "pacote completo de benefícios fornecidos pela Amazon CloudFront, incluindo integração com computação, networking e serviços de segurança como o AWS Lambda@Edge, Amazon Route53, Amazon S3 Transfer Acceleration, AWS Shield e AWS Web Application Firewall (WAF)".

Portugal é assim o mais recente país a ser conectado à rede de infraestrutura global da AWS, que já conta com 187 pontos de presença, em 69 cidades de 30 países.

Em comunicado, o diretor da AWS para a Europa afirma que a empresa está muito entusiasmada em disponibilizar aos clientes em Portugal "uma infraestrutura de tecnologia avançada e segura". Este anúncio vai ajudar "as organizações portuguesas a conseguir uma menor latência ao mesmo tempo que obtêm os mesmos níveis de segurança que esperam da AWS Cloud", explica.

Entretanto, o Primeiro Ministro António Costa já veio felicitar esta decisão, afirmando que "o compromisso da AWS em investir em Portugal, através do Ponto de Presença da AWS em Lisboa, demonstra como o nosso país continua a construir um papel mais central no mundo digital e reafirma a importância da cloud computing na digitalização de Portugal".

Esta decisão pretende impulsionar o uso de ainda mais aplicações web em Portugal, incluindo de e-commerce, educacionais, de entretenimento, jogos, saúde, media, mobile banking e serviços governamentais.

Além disso, com a chegada da infraestrutura a Portugal, os clientes podem agora proteger as suas aplicações através do serviço de segurança de perímetro da AWS, o AWS Shield, que fornece uma deteção always-on e mitigações automáticas DDOS que minimizam o downtime da aplicação.

A Impresa, a Miniclip e a Uniplace são já alguns dos clientes em Portugal, mas a Federação Portuguesa de Futebol também está a acolher a chegada da Amazon CloudFront.

O lançamento local do Ponto de Presença da AWS em Portugal é também bem recebido pela cidade de Cascais, em Lisboa. Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, anunciou em comunicado que quer que Cascais seja o “primeiro município do país a começar a tirar partido do novo Ponto de Presença da AWS”.

O Amazon CloudFront é uma oferta self-service e pay-per-use, que não requer compromissos a longo prazo ou fees mínimos, e pode ser usado de forma isolada ou em combinação com outros serviços da AWS para fornecer benefícios adicionais aos clientes.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.