A Agência Municipal de Investimento de Vila Nova de Gaia - AMIgaia, presidida por António Martins da Cruz, apresentou hoje de manhã a estrutura dos trabalhos a desenvolver pelo o organismo, entre os quais o incentivo à investigação e desenvolvimento empresarial como veículo para o crescimento do concelho.



No site da agência é destacada a vontade de apostar no sector tecnológico, a modernização do sector empresarial do município e a promoção do investimento local como alguns dos objectivos da equipa liderada pelo antigo ministro dos Negócios Estrangeiros.



O apoio à internacionalização das empresas locais, a promoção de novos projectos e o incentivo às parcerias publico-privadas serão alguns dos vectores de suporte à estratégia da AMIgaia que, de acordo com o Jornal de Negócios, quer viabilizar a criação de uma centena de novas empresas de base tecnológica no concelho.



A agência salienta que "nos últimos anos, tornou-se visível a necessidade de criar condições para a renovação do tecido empresarial local, através da criação de empresas de maior intensidade tecnológica e cognitiva, com elevado potencial de crescimento e sustentabilidade".



Como tal, serão criados três Parques Empresariais, ferramentas que, na opinião da AMIgaia, são essenciais para a promoção da "competitividade e do desenvolvimento económico e social das regiões, pelo importante contributo que prestam no surgimento/fortalecimento de actividades inovadoras e de elevado valor acrescentado, no reforço do potencial empreendedor e na criação e fixação de emprego na região".



Esta é também uma forte motivação para a criação de Parques relacionados com a Ciência e Tecnologia (PCT). Neste sentido, serão aproveitados os fundos comunitários e a procura existente para dinamizar a economia e competitividade das empresas que se possam vir a instalar no concelho.

Notícias Relacionadas:

2007-03-30 - Tecnologias estão a impulsionar inovação e produtividade na UE