A Gartner reviu em alta as previsões para os gastos com TI a esperar este ano. A empresa de estudos de mercado estima agora um crescimento de 3% face a 2011, quando inicialmente tinha colocado a fasquia nos 2,5%.

De acordo com os analistas, a despesa global em hardware, software empresarial, serviços de TI, equipamentos e serviços de telecomunicações deverá atingir os 3,6 biliões de dólares (cerca de 2,93 biliões de euros). O ano passado, o valor situou-se nos 3,52 biliões de dólares.

Os números agora apresentados vêm rever os divulgados no primeiro trimestre do ano, e oferecem mais garantias de estabilização de crescimento do mercado, numa altura em que a Economia mundial enfrenta desafios difíceis, com "a crise da zona euro, fraca recuperação dos EUA e um abrandamento na China", nota um responsável da área de pesquisas da Gartner, no comunicado à imprensa.

O mercado dos serviços de telecomunicações, responsável pela maior "fatia" de investimentos sector de TI, apresenta porém um crescimento mais comedido que o previsto para a globalidade dos incluídos na análise. O investimento deverá ficar-se, em 2012, pelos 1,69 biliões de dólares, apenas mais 1,4% que o ano passado (1,66 biliões de dólares). Recorde-se que em 2011, o crescimento face a um ano antes situou-se nos 6%.

Aquele para o qual é esperado um crescimento mais acentuado - mas ainda assim inferior ao registado o ano passado - é o mercado dos equipamentos de telecomunicações, onde os gastos deverão aumentar 10,8%, para os 377 mil milhões de dólares.

Para as compras de hardware (computadores) e software (destinado a empresas) são esperados, respetivamente, crescimentos de 3,4% e 4,3%, face a um ano antes, com os gastos a situarem-se na ordem dos 420 mil milhões de dólares e 281 mil milhões de dólares. O investimento em serviços de TI deverá registar um aumento de 2,3%, para os 864 mil milhões de dólares.

[caption]fonte: Gartner[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes