Durante o terceiro trimestre do ano mais de metade dos smartphones vendidos em todo o mundo usavam a plataforma Android, revela uma análise da consultora Gartner. Os números mostram que o sistema operativo móvel da Google conseguiu no espaço de um ano mais do que duplicar a sua quota de mercado no segmento dos smartphones.



No período em análise foram vendidos 115 milhões de smartphones (num total de 440,5 milhões de telemóveis comercializados), num crescimento de 42 por cento face ao período homólogo e de 7 por cento face aos três meses anteriores.



Na liderança está a plataforma Android que suporta 60 milhões de dispositivos vendidos. O segundo sistema operativo móvel mais vendido foi o Symbian, que ainda assim não foi além das 19,5 milhões de unidades, perdendo quase 20 por cento da sua quota de mercado face ao terceiro trimestre de 2010.



A Apple ocupa a terceira posição do ranking, garantindo o suporte a 17,3 milhões de dispositivos vendidos no período, valor que representa um crescimento de quase 4 milhões de unidades, mas que não se traduz em quota de mercado.



Numa comparação ano a ano a empresa perdeu aliás 1,6 por cento de quota. Aconteceu o mesmo à RIM, que entre julho e setembro não consegui mais de 11 por cento do mercado (contra 15 por cento no período homólogo).



A Microsoft continua longe dos lugares cimeiros do mercado e no último ano perdeu quota e colocou no mercado menos dispositivos com o seu sistema operativo. Entre julho e setembro de 2010 chegaram às mãos dos clientes 2,2 milhões de smartphones com Windows Phone (e Windows Mobile), o que garantiu à empresa uma quota de 2,7 por cento. No mesmo período deste ano foram vendidos 1,7 milhões de smartphones com Windows Phone, o correspondente a uma quota de mercado de 1,5 por cento.



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico