A Associação Nacional das Empresas das Tecnologias da Informação e Electrónica (ANETIE) manifestou, numa reunião que decorreu a 14 de Maio com a Secretária de Estado Adjunta do Ministério da Economia (Dulce Franco), o seu desagrado em relação à demora na aprovação dos projectos entregues ao SIME (Sistema de Incentivo à Modernização Empresarial). A situação de impasse em que a ANETIE afirma encontrarem-se os projectos submetidos a esta iniciativa prejudica o sector.



Em comunicado ontem enviado à imprensa, a Associação sublinhou a preocupação com as empresas associadas e o sector tecnológico, tendo defendido junto de Dulce Franco que é necessário desbloquear as candidaturas ao Sistema de Incentivo à Modernização Empresarial (integrado no Plano Operacional Economia) que aguardam deliberação há 16 meses.




Apesar do compromisso assumido pelo gestor do POE em Dezembro último, de avaliar a totalidade das candidaturas até Janeiro de 2002, este facto não veio a verificar-se. Dulce Franco compromete-se agora a avaliar a situação e a accionar os meios necessários para desbloquear os processos até ao final deste mês.



A reunião realizada terá servido também para a ANETIE fazer uma apresentação do sector das Tecnologias de Informação e Electrónica, e do projecto TI-Portugal, inserido no âmbito das Iniciativas e Parcerias Públicas.



No final do encontro, a Secretária de Estado solicitou à ANETIE propostas concretas para a dinamização do sector, nomeadamente o apoio ao eGovernment, que constitui, segundo Dulce Franco, uma das grandes preocupações da nova equipa do Ministério da Economia.

Notícias Relacionadas:
2001-10-25 - Anetie debate evolução das TIs em Portugal

2001-01-29 - Anetie apoia empreendedores portugueses

Nota da Redacção (2002-05-23): Esta notícia foi alterada por conter uma informação incorrecta em relação à suspensão do SIME (Sistema de Incentivo à Modernização Empresarial). O que a ANETIE reclama é o desbloqueio das candidaturas entregues.