A America Online e o Google confirmaram ter estabelecido um acordo com vista a alargar a colaboração que mantinham na área das buscas, mensagens instantâneas e publicidade e que implica um investimento de mil milhões de dólares por parte do popular motor de busca em troca de cinco por cento da AOL. O acordo estabelecido põe assim fim às intenções da Microsoft, que há algum tentava negociar idêntica parceria com a unidade de Internet da Time Warner.



Mediante os termos do acordo entre ambas, as empresas assinalam que a Advertising.com, a unidade publicitária da AOL, poderá vender e mostrar todo o tipo de anúncios através da rede do motor de busca. A homepage do Google e resultados principais das pesquisas apresentarão apenas anúncios em formato de texto, enquanto os anúncios gráficos surgirão nos sites de pesquisa de imagem. A apresentação de anúncios em formato gráfico será uma novidade, já que o Google apenas realizou este tipo de inserções em testes.



O acordo estabelece igualmente que a AOL tornará as suas páginas mais acessíveis para o motor de busca do Google, incluindo os vídeos do portal, em cujo conteúdo se poderão passar a realizar pesquisas através da futura ferramenta Google Video.



Ficou igualmente assente que as empresas proporcionarão a interoperabilidade entre os seus serviços de instant messaging, possibilitando que os utilizadores de cada uma das soluções de IM, o Google Talk e o AIM, possam conversar entre eles com maior facilidade, tal como já acontece entre o Messenger, da Yahoo, e o MSN, da Microsoft.



O alargamento do acordo existente entre a AOL e o Google não foi bem recebido por todos os accionistas da filial da Time Warner. Numa carta enviada ao conselho de administração da empresa, o investidor multimilionário Carl Icahn qualificou o acordo como "desastroso" porque, do seu ponto de vista, é impeditivo de futuras parcerias entre a AOL e empresas rivais do Google, como a eBay ou a Microsoft.



Notícias Relacionadas:

2005-10-13 - Yahoo e Microsoft chegam a acordo para interoperabilidade de Instant Messaging

2003-06-05 - AOL e Microsoft alargam aliança para compatibilidade no Instant Messaging