A compra dos 49,5 por cento da AOL Europe, ainda na posse do grupo alemão Bertelsmann foi anunciada pela AOL Time Warner na sequência da divulgação dos seus resultados financeiros provisórios referentess a 2001. A empresa americana vai pagar em dinheiro os 6,7 mil milhões de dólares (7,5 mil milhões de euros ou 1,5 milhões contos) pelo qual foram valorizadas as acções detidas pela Bertelsmann.



A transacção será realizada em duas partes, uma de 5,2 mil milhões de dólares (5,9 mil milhões de euros ou 1,2 mil milhões de escudos) em Janeiro e a outra de 1,5 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros ou 337 milhões contos) em Julho próximo.

A opção de vender a participação na filial europeia da AOL foi exercida pela Bertelsmann recentemente. O acordo proposto pelo grupo alemão estabelecia que a AOL Time Warner pagaria 2,5 mil milhões de dólares em dinheiro (2,8 mil milhões de euros ou 563 milhões de contos) com possibilidade de optar entre dinheiro ou acções para completar o restante valor. Os analistas esperavam que o grupo norte-americano resolvesse adoptar uma solução mista.

Durante a divulgação de resultados financeiros provisórios, a AOL Time Warner confirmou um decréscimo do valor das acções que caiu de 58,5 dólares (67 euros ou 13 mil escudos) para 31,95 dólares (36 euros ou 7 mil escudos) durante o ano passado, depois de uma quebra súbita das receitas publicitárias e um abrandamento na base de subscritores da Internet. Os ataques terroristas de 11 de Setembro acentuaram a diminuição de receitas no seio daquela empresa tanto a nível global como a nível regional.

Em Setembro passado, o grupo revelou que o crescimento estimado para 2001 era menor que o previsto, anunciando que 2002 poderia trazer um crescimento superior a 10 por cento no EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization).

Notícias Relacionadas:

2001-07-24 - AOL investe 100 milhões de dólares na Amazon

2000-10-12 - Comissão aprova condicionalmente a fusão AOL/Time Warner