Aquele que já foi considerado um sector promissor da áreas da tecnologias está também a ser penalizado pela actual conjuntura económica. O mercado dos livros electrónicos não tem crescido como se esperava e a AOL Time Warner afirmou ontem que irá fechar a sua divisão de eBooks, iPublish.com, até ao fim do ano.



Os despedimentos são inevitáveis e 29 pessoas serão dispensadas no processo. Segundo os responsáveis, a linha de livros digitais revelou-se demasiado dispendiosa e a procura tem vindo a baixar progressivamente. De acordo com as declarações de Larry Kirshbaum, presidente da Time Warner Trade Publishing, e um acérrimo defensor da ideia de que os consumidores iriam pagar para ler livros digitais, à agência de notícias Reuters, "a empresa não pode colocar em risco o seu negócio florescente de impressão através da manutenção de uma operação que vai estar a perder dinheiro indefinidamente".



A venda de eBooks que reproduzia, numa primeira fase, títulos existentes impressos, será deslocada para o Time Warner Trade Publishing Group, responsável pela promoção electrónica dos títulos em papel da Warner e da Little Brown.



Este revés para Larry Kirshbaum, dá-se pouco menos de um mês depois de também a Bertelsmann's Random House Trade Group da ter encerrado a sua unidade de eBooks, AtRandom, devido à escassez de procura.



Uma das razões apontadas pelos analistas para o fracasso do livro electrónico é o seu preço elevado e o facto de serem mais difíceis de ler que os livros tradicionais. Desde o final dos anos noventa que não se sentem grandes progressos neste sector, e as vendas têm representado muito pouco. A AOL Time Warner tem vindo a enfrentar sérias dificuldades e luta, neste momento, para atingir os seus objectivos financeiros, enquanto o mercado atravessa a pior fase publicitária que há memória. Ainda na semana passada a divisão de edição de revistas da AOL Time Warner se viu forçada a encerrar três títulos.



Notícias Relacionadas:

2001-09-05 - Editoras vendem eBooks no Yahoo!

2001-11-09 - Random House desiste da impressão de eBooks a pedido

2001-08-21 - Penguin abre livraria online de eBooks