A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações deu ontem início à primeira plataforma nacional comum entre empresas da área das TIC e da Energia através da criação de um grupo de trabalho que conta com a colaboração das principais empresas de ambos os sectores, entre as quais a REN, Sonae, Cisco, Alcatel-Lucent, BCSD Portugal, Critical Software, EDP Inovação, Efacec, Ericsson, ERSE, Galp, GESI, Grupo PT e Microsoft, e que envolve também a Presidência da República, entre outros.
O grupo é coordenado por Jorge Vasconcelos e tem como meta identificar novas formas de colaboração entre as TIC e a energia, tendo por base os benefícios que as tecnologias podem assumir "no apoio ao desenho e implementação das soluções necessárias para a criação de uma economia mundial com menos intensidade de carbono ", refere o presidente da APDC, Diogo Vasconcelos, em comunicado.
A primeira reunião deste grupo de trabalho - GT APDC "TIC e Energia" - aconteceu numa sessão onde foi apresentado o estudo "Smart 2020" por Luis Neves, do GeSI, discutida uma proposta do Estudo Smart 2020 aplicado a Portugal e analisado o tema e o programa preliminar do 18º Congresso APDC, este ano dedicado ao tema "TIC e Alterações Climáticas".
A equipa tem um mandato previsto até ao final do próximo ano e tem como meta ser a primeira plataforma nacional, constituída por membros dos sectores das TIC e energia, a promover a mobilização dos agentes nacionais de ambas as áreas para esta nova aposta de intervenção conjunta.
Duas metas já traçadas pelo grupo de trabalho prendem-se com a identificação de áreas de excelência onde as empresas e os centros de investigação nacionais podem desenvolver novas formas de colaboração, potenciando sinergias entre TIC e energia, assim como a elaboração de propostas tendentes a facilitar a difusão de TIC no sector da energia, permitindo assim a adopção de medidas eficientes para cumprimento das metas de Quioto e de 2020.
Notícias Relacionadas:
2008-07-08 - Vanda Jesus assume direcção executiva da APDC
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários