A disputa legal que opõe a Apple à Samsung continua. O mais recente episódio da saga, que se faz de troca de acusações entre as suas empresas, resulta num ponto a favor da Apple.



A dona do iPad acusa a Samsung de ter no Galaxy Tab (e nos restantes produtos da linha Galaxy) uma cópia chapada do seu tablet, ao nível da interface, do design e das próprias embalagens. O caso já estava na justiça - em vários países - e na Austrália já tinha obrigado a Samsung a adiar o lançamento da versão mais recente do tablet.



À Europa o Galaxy Tab 10.1 acaba de chegar (começou a ser vendido na semana passada, depois de um lançamento antecipado com a Vodafone) e a estreia fica marcada pela entrada em vigor de uma ordem judicial que suspende as vendas do dispositivo em toda a União Europeia, com exceção da Holanda.


A Apple acusa a Samsung de violação de patentes e conseguiu a providência cautelar para travar as vendas na Europa junto de um tribunal alemão.


A Samsung, que desde Abril troca acusações com a dona do iPhone e do iPad também acusa a concorrente de violar cinco das suas patentes e tal como a Apple tem tentado travar a venda dos produtos concorrentes com providências cautelares (ambas usaram já este recursos nos Estados Unidos).


No que se refere a este novo episódio, a Samsung já assegurou que vai recorrer da decisão, queixando-se que a ordem judicial foi solicitada sem qualquer aviso prévio da empresa, para além de ter sido concedida sem que a fabricante tivesse sido ouvida ou pudesse prestar quaisquer declarações.


Vale a pena sublinhar que a Samsung, enquanto líder mundial no fabrico de chips, tem na Apple um dos seus maiores clientes. A quebra de relações entre as duas empresas poderá portanto ter consequências a outros níveis.




Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico