A Apple terá desistido de levar à justiça a OdioWorks. A empresa aloja um site colaborativo que é palco de vários fóruns de discussão. Em Novembro último a Apple descobriu uma discussão sobre como carregar conteúdos para o iPod e para o iPhone sem usar o software de media da marca, o iTunes.

A empresa não gostou e preparou uma acção judicial contra a plataforma, o Bluwiki, criado em 2002 por um aluno universitário como plataforma para discutir e trocar ideias usando o mesmo software colaborativo que é usado na Wikipedia. Alegava violação do Digital Millennium Copyright Act, segundo o qual uma empresa que disponibilize produtos ou serviços desenhados para contornar protecções tecnológicas é punido.

Em resposta à ameaça a OdioWorks cancelou o acesso às páginas colocadas online com informação sensível e em alguns casos com programas desenvolvidos a partir de uma ferramenta que Apple manteve disponível durante algum tempo, mas retirou entretanto do mercado.

A Electronic Frontier Foundation entrou entretanto em jogo e decidiu processar a Apple por estar a interferir com a liberdade de expressão dos donos do Bluwiki e dos seus utilizadores.

O processo chega agora ao fim sem chegar a julgamento, depois da empresa da maçã retirar a queixa. A EFF fez o mesmo.

Nota de redacção: Corrigida referência ao iTunes, em vez de iPhone.