A dona do iPhone já é uma repetente na liderança do ranking de inovação do BCG, ocupando a primeira posição da tabela desde 2005. Este ano seguem-se a Google e a Samsung, que fecham o top 3 das empresas mais inovadoras do mundo. Já em 2013 as duas empresas ocupavam a 2ª e 3ª posição da tabela, mas na ordem inversa.



Os lugares seguintes também são dominados por empresas de tecnologia, com a Microsoft a surgir na quarta posição e a IBM no quinto lugar do ranking.



A consultora sublinha ainda que na edição deste ano da tabela se destaca a maior relevância das tecnologias e telecomunicações, com as empresas destes sectores a ficarem com sete dos 10 primeiros lugares.



No top de 50 empresas consideradas no ranking, as TIC absorvem 21 posições, o número mais elevado desde 2010. As TIC tomaram o lugar da indústria automóvel, o sector que mais perdeu posições e representatividade na tabela.



O ranking é baseado nos resultados de entrevistas a 1.500 executivos seniores. Estes responsáveis também elegeram as startups TIC mais promissoras. Fazem parte da lista nomes como a Xiaomi Technology, o WhatsApp e a Square.

Nota de redação: Foi corrigida uma gralha no artigo, no nome da fabricante chinesa Xiaomi, que tinha uma letra a mais.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico