A Apple intentou um processo em tribunal contra a Samsung, acusando a fabricante sul coreana de "copiar deliberadamente" produtos da maçã como o iPhone e o iPad e pedindo que esta seja impedida de violar as suas patentes.

Na base das acusações está a linha de smartphones e tablets Galaxy, da Samsung. A empresa norte-americana alega que o design dos produtos, interface de utilização e embalagens copiam os dos equipamentos da Apple.

"Quando um telefone Samsung Galaxy é usado em público, há poucas dúvidas de que possa ser visto como um produto da Apple, se olharmos apenas ao design", defende a fabricante no processo entregue sexta-feira no tribunal da Califórnia, citada pela Associated Press.

A fabricante do iPhone pede ao tribunal que impeça a Samsung de infringir as suas patentes e marcas, solicitando ainda uma indemnização por danos não especificados, avança a agência.

Um porta-voz da Samsung já afirmou que os produtos da companhia são resultado da sua própria investigação e desenvolvimento e que a empresa está a preparar a defesa no processo.

A referida linha de produtos tem no smartphone Galaxy S e nos tablets Galaxy Tab os seus dispositivos mais emblemáticos, mas a empresa tem vindo a acrescentar novos telefones à gama. O primeiro, um dos topos de gama da Samsung, foi lançado o ano passado e terá vendido mais de 10 milhões de unidades até Janeiro, sendo encarado como o "iPhone Killer" da marca.