No próximo ano, a Alemanha, e mais concretamente a cidade europeia de Munique, vão receber aqueles que devem ser os primeiros carros autónomos ao serviço da Uber a circular na Europa.

Os veículos vão ter tecnologia da Momenta, uma startup chinesa que também deverá ver nesta parceria com o serviço de boleias e entregas da Uber a sua primeira oportunidade de entrar no mercado europeu de veículos autónomos, se nada atrasar ou impedir o plano. Não se sabe, para já, em que fase estão os processos de autorização necessários para que a operação avance.

Para já não foi também revelado o nome de outras cidades, mas a Uber garante que o plano é não deixar o serviço apenas em Munique e cobrir outras cidades europeias. A empresa já tinha aliás indicado a intenção de avançar com testes para um serviço idêntico no Reino Unido, também em 2026.

Numa primeira fase, os veículos autónomos da Uber e da Momenta a circular em Munique vão continuar a ter um humano ao volante, pronto a intervir numa situação de emergência, como explica uma nota divulgada pela empresa.

Waymo estreia-se na “capital” americana dos táxis-robot. Tesla pode ser a próxima
Waymo estreia-se na “capital” americana dos táxis-robot. Tesla pode ser a próxima
Ver artigo

“A Alemanha moldou a indústria automóvel global durante mais de um século e agora Munique ajudará a moldar o futuro com veículos autónomos”, sublinha Dara Khosrowshahi, CEO da Uber na mesma nota, a explicar a escolha de Munique para avançar com viagens autónomas na Europa.

Nos Estados Unidos, a Uber já faz viagens com carros autónomos da Waymo. No Médio Oriente recorre a vários parceiros para disponibilizar também viagens em carros sem condutor, em diferentes cidades.

No total, a companhia americana terá 20 parceiros para desenvolver este tipo de serviços - entre viagens e entregas - que segundo números oficiais já realizam cerca de 1,5 milhões de viagens por ano. A Momenta já era parceria da Uber noutros mercados. Com a Baidu foi assinado um dos acordos mais recentes. A empresa existe desde 2016 e faz testes com veículos autónomos na China desde 2018.

À Europa prometem chegar em breve outras operações com veículos autónomos. A Lyft juntou-se à também chinesa Baidu para lançar táxis autónomos na região, igualmente no próximo ano. Os primeiros países a receber o serviço vão ser a Alemanha e o Reino Unido.

A Momenta segue nos testes locais para aperfeiçoar o nível 4 de autonomia do seu sistema de condução autónomo. A empresa também desenvolve e comercializa um sistema ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor) que está instalado em quase meio milhão de veículos, incluindo em carros de marcas alemãs como a Mercedes-Benz, a BMW ou a Audi.