A dona do iPhone posiciona-se agora como marca preferida dos chineses nos telemóveis, um lugar que era da Samsung desde 2012. Deixou de ser porque a marca descurou aspetos importantes relacionados com a lealdade ao consumidor, identifica a empresa responsável pelo estudo.



Os dados são do China Brand Research Center e integram a edição 2014 do China Brand Power Index, que ouviu 13.500 chineses em 30 cidades, focando a pesquisa num público com idades entre os 15 e os 60 anos.



Num mercado com a dimensão da China a perda de credibilidade da marca junto dos clientes é um assunto sério. No caso da Samsung explica-se porque a empresa concentrou-se sobretudo nos esforços para ganhar quota de mercado, deixando para segundo plano a satisfação do cliente, explica o estudo.



Assim, a marca caiu 24,6 pontos, para 566,6 pontos na pontuação global do ranking de marcas, ficando próxima mas sem conseguir ultrapassar a principal rival, a Apple que somou 568,5 pontos.



A fabricante coreana continua na liderança noutras categorias, como as televisões, ou nos monitores, onde é a marca de maior confiança há quatro e há três anos respetivamente.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico