Esta quarta-feira, o Tribunal de Justiça da União Europeia, decidiu retirar a marca registada “Think Different” à Apple e rejeitou a última requisição de registo para manter o icónico slogan. Desta forma, a Apple deixará de poder utilizar a expressão de forma exclusiva na União Europeia.

O tribunal acabou por dar razão à fabricante suíça de relógios Swatch, que pediu às autoridades da União Europeia em 2016 que revissem a marca registada da Apple e a anulassem, baseado no facto de que a Apple não a estava a utilizar. Por outro lado, a Swatch estava a usar nas suas campanhas de relógios a expressão “Tick Different”, chocando com o slogan da Apple pelas parecenças.

No documento da decisão, o tribunal deu razão à Swatch, afirmando em 2018, que a Apple não utilizava ativamente o slogan, da forma como a tinha registado há mais de uma década. E que era apenas utilizado ocasionalmente no website da marca da maçã para comemorar ocasiões especiais ou pessoas famosas.

A Apple apelou e em meados de 2019 deu entrada a uma ação para impedir o slogan da Swatch que foi negado pelo tribunal. Depois, no início de 2021, a Apple deu entrada a mais três ações legais contra a fabricante de relógios, que esta quarta-feira foram igualmente anulados. O tribunal considerou que a Apple não provou que está a dar um uso genuíno ao slogan.

A primeira vez que a Apple utilizou o slogan “Think Different” foi numa publicidade dos seus computadores iMac, em 1997. A gigante de Cupertino registou a marca nos Estados Unidos e Europa. A mesma marca foi registada em 1998 e 2005 para equipamentos TI, tais como computadores, terminais, teclados, hardware, software e produtos multimédia, diz o documento.