A Novabase pretende, ao longo de 2004, melhorar os níveis de rentabilidade da sua área de Consulting, garantindo estar atenta a novas oportunidades, sobretudo na área de Business Process Outsourcing. A tecnológica nacional pretende consolidar a posição nos mercados brasileiro e espanhol, onde já está presente. Esta área representava em 2002 mais de metade dos negócios do grupo, perdendo relevância para cerca de 30 por cento do total de receitas obtidas no ano em análise.

A perda de peso dos negócios da divisão de Consulting foi sustentada com o crescimento da área de engenharia, que em 2003 pesou mais de 60 por cento na facturação total. Relativamente a esta área, Rogério Carapuça, presidente da empresa, afirmou que o grupo está a preparar a entrada em Espanha do negócio de infra-estruturas entre este mês e Abril.

O responsável adiantou ainda que "a Novabase procura sempre fazer os melhores negócios", referindo-se à possibilidade de consolidação do sector e para justificar que considera haver espaço para estas movimentações a nível local. A constatação surge mesmo depois de afastada a hipótese da Novabase vir a tomar uma participação de controle na Edinfor, dominada pela EDP, que a eléctrica pretende alienar.

Rogério Carapuça garante que a reestruturação do grupo está praticamente concluída e que ao longo deste exercício o impacto da medida já deverá ser reduzido.

A Novabase fechou 2003 com um resultado líquido de 0,6 milhões de euros, numa queda de 8,9 milhões, impulsionados por custos extraordinários de 8,9 milhões de euros decorrentes do programa de reestruturação.

Por seu lado, o volume de negócios cresceu 17,1 por cento, para os 133,5 milhões de euros. O EBITDA atingiu os 17,3 milhões de euros, caindo 8,4 por cento.

O negócio de consultoria caiu 25 por cento, registando um volume de negócios de 47,5 milhões de euros. Na área de Engineering Solutions, onde se inclui o negócio de bilhética, a Novabase registou um volume de negócios de 81,3 milhões de euros, representando 60,9 por cento do volume de negócios do grupo. Contribuíram para os resultados as áreas de ticketing, infra-estruturas, integração de sistemas e televisão.


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