A PT aprovou hoje em Assembleia Geral a separação da PT Multimédia, uma promessa feita pela administração da empresa durante o recente processo da Oferta Pública de Aquisição feita pela Sonaecom. A operação poderá estar concluída ainda este ano embora Henrique Granadeiro, presidente da PT, não tenha querido comprometer-se com esta data.

O presidente da empresa afirmou que com a separação das duas redes começa a verdadeira liberalização do sector das comunicações em Portugal. A autonomização da PT Multimédia vai criar a segunda maior empresa de telecomunicações portuguesa.

A operação de separação foi aprovada pela quase totalidade dos accionistas presentes na Assembleia Geral da PT, que se realizou esta tarde.

O comunicado enviado à CMVM perto das 19 horas diz que “a cada accionista da PT será atribuído o número de acções da PT Multimédia resultante da aplicação do factor 0,16 ao número de acções representativas do
capital social da Portugal Telecom detidas no momento da atribuição, com arredondamento por defeito, o que corresponde a 4 acções da PT Multimédia por cada 25 acções da Portugal Telecom”.

A PT é actualmente a maior accionista da PT Multimédia, detendo 58,4 por cento do capital social. O Barclays detinha 10,6 por cento e o BES 8,5 por cento, seguindo-se o Banco BPI com 5,2 por cento, Joe Berardo e a Colanei com 2,2 por centoenquanto a Caixa Geral de Depósitos (CGD) controla 1,6 por cento do capital.

Notícias Relacionadas:

2007-03-07 - Granadeiro esclarece timing do spin-off da PT Multimédia em entrevista dirigida aos colaboradores
2007-03-02 - OPA da Sonaecom sobre PT morre por chumbo da desblindagem dos estatutos