A Anacom informou que no final do mês de Outubro já tinham sido portados em Portugal 191.549 números de telefone, recorrendo a uma funcionalidade que permite aos assinantes de serviços de comunicações mudar de operador mantendo o mesmo número de telefone.



Do total de números portados 151.040 são da rede fixa, o que demonstra a manutenção da adesão dos utilizadores destas redes ao serviço de portabilidade mas reflecte também o facto de estar disponível há mais tempo, desde 30 de Junho de 2001. Os números portados na rede fixa correspondem actualmente a 78 por cento do total dos que usaram a portabilidade.



De notar que os assinantes das redes móveis recorrem menos ao serviço de portabilidade, que pode ser utilizado desde 1 de Janeiro de 2002, cifrando-se o total actualmente em 40.240. A taxa de portabilidade é ainda menor nos serviços não geográficos, onde apenas 269 números utilizaram esta funcionalidade.



Desde o final do primeiro trimestre deste ano o recurso à portabilidade do número na rede fixa aumentou 18 por cento, situando-se no final de Março em quase 127 mil.




Recentemente a Anacom publicou um relatório sobre a transparência tarifária na portabilidade do número onde analisa exaustivamente a situação em Portugal e estabelece comparações com outros países europeus.

Notícias Relacionadas:

2004-06-03 - Números portados crescem a um ritmo constante

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.