A Anacom informou que no final do mês de Outubro já tinham sido portados em Portugal 191.549 números de telefone, recorrendo a uma funcionalidade que permite aos assinantes de serviços de comunicações mudar de operador mantendo o mesmo número de telefone.
Do total de números portados 151.040 são da rede fixa, o que demonstra a manutenção da adesão dos utilizadores destas redes ao serviço de portabilidade mas reflecte também o facto de estar disponível há mais tempo, desde 30 de Junho de 2001. Os números portados na rede fixa correspondem actualmente a 78 por cento do total dos que usaram a portabilidade.
De notar que os assinantes das redes móveis recorrem menos ao serviço de portabilidade, que pode ser utilizado desde 1 de Janeiro de 2002, cifrando-se o total actualmente em 40.240. A taxa de portabilidade é ainda menor nos serviços não geográficos, onde apenas 269 números utilizaram esta funcionalidade.
Desde o final do primeiro trimestre deste ano o recurso à portabilidade do número na rede fixa aumentou 18 por cento, situando-se no final de Março em quase 127 mil.
Recentemente a Anacom publicou um relatório sobre a transparência tarifária na portabilidade do número onde analisa exaustivamente a situação em Portugal e estabelece comparações com outros países europeus.
Notícias Relacionadas:
2004-06-03 - Números portados crescem a um ritmo constante
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários