A ASSOFT - Associação Portuguesa de Software tem no terreno uma campanha de esclarecimento destinada às fabricantes de software de facturação e contabilidade, que a partir de Setembro terão de obedecer a novas regras de certificação impostas pelo Estado.

Mediante uma portaria publicada em Junho, as software-houses estão obrigadas a adaptar as suas aplicações às novas regras - que visam garantir a inviolabilidade das facturas após a sua emissão - até Setembro.

As novas normas que vão agora afectar as aplicações de facturação complementam o SAFT-PT, o sistema que já está em vigor em Portugal e que já produz um ficheiro de resumo da facturação, a analisar pelas Finanças.

Com as acções de esclarecimento, a ASSOFT espera facilitar o processo de transição, "apoiando as empresas produtoras de software nos requisitos técnicos de certificação, promovendo as boas práticas e uma maior rapidez e facilidade", refere-se num comunicado enviado à imprensa.

"Estamos a trabalhar em conjunto com as empresas e com as software-houses, de modo a clarificar todo o processo de certificação, que realmente é algo complexo e tem que ser realizado num prazo relativamente curto de tempo", salienta Manuel Cerqueira, presidente da ASSOFT.