A confiança na Internet parece ter aumentado significativamente depois dos acontecimentos de 11 de Setembro. Segundo o Internet Confidence Index, um inquérito que pretendeu avaliar a confiança dos internautas norte-americanos na Web depois dos ataques terroristas, os níveis de confiança aumentaram nove pontos entre o princípio de Setembro e fim de Outubro. De salientar que a subida dos níveis de confiança para 34 pontos, registados neste estudo, foi mais sentida nas áreas directamente atingidas pelos ataques.



Efectuado entre a ACNielsen para a Yahoo!, o Internet Confidence Index abrangeu uma amostra de mil adultos, contactados através de inquérito telefónico.



O estudo indicia que a percentagem de norte-americanos que pretende fazer as suas compras online, durante o último trimestre deste ano, aumentou dos 54 por cento registados antes dos ataques, para 60 por cento. Isto significa que também o valor das transacções subiu de mil milhões de dólares (222,425 mil milhões de contos ou 1,109 mil milhões de euros) para os 12,4 mil milhões (2,758 mil milhões de contos ou 13,758 mil milhões de euros).



Segundo Rob Solomon, vice presidente e director geral do Yahoo! Shopping, esta empresa registou um crescimento de tráfego e doações nunca visto, sendo que o Index confirma que os utilizadores sentem que as actividades relacionadas com o comércio electrónico são mais seguras, cómodas e rápidas. E, de acordo com Travyn Rhall, director geral da ACNielsen International Reasearch, é precisamente devido a estes factores que a confiança na Net e no comércio online tem vindo a crescer, e não devido ao medo de mais ataques terroristas.



Entre os resultados apresentados pelo Index estima-se que os gastos totais online ascendam aos 17,5 mil milhões (3,893 mil milhões de contos ou 19,418 mil milhões de euros) no último trimestre deste ano, ou seja, um aumento de 9 por cento em relação aos 16 mil milhões estimados no Internet Confidance Index realizado no início de Setembro.



Os habitantes dos locais particularmente afectados também vão comprar mais online. O que quer dizer que, de uma percentagem de 45 por cento de compradores antes dos ataques, passaram para 65 por cento. O número de utlizadores que acede à Internet pelo menos uma vez por dia também aumentou 18 pontos desde o último estudo, sendo que, também estes tencionam fazer mais compras através da Internet no último trimestre do ano.

Os utlizadores menos frequentes, os que acedem à Net menos do que uma vez por dia, obtiveram um crescimento de três pontos.



As limitações, como a segurança das transacções e de dados pessoais, que outrora eram consideradas impeditivas das compras através da Internet também tendem a desaparecer, ou tornar-se menos significativas. Para este facto poderá ter contribuído a realização de doações de dinheiro online para as vítimas dos ataques terroristas o que ajudou a estabelecer uma relação de confiança com a Web.