Where To Invest In Portugal? É uma questão à qual procura dar resposta o projecto com o mesmo nome. Trata-se de uma plataforma de marketing territorial que nasceu em 2006 e desde então já angariou o interesse de 50 autarquias.

O conceito passa por ter um espaço online com informação diversa sobre os vários concelhos do país. Desde informação estatística, actualizada a cada três meses pelos promotores do site, relativamente a todas as autarquias do país, a informação mais concreta, fornecida por cada município, relativa às oportunidades de investimento que cada município oferece e eventuais incentivos a esses investimentos.

Os destinatários são investidores estrangeiros e nacionais que ali têm um primeiro ponto de contacto com o país e com os seus vários municípios. Como explicou ao TeK José Mendes, presidente da Innovation Point empresa que desenvolveu a plataforma e que até 2011 tem como objectivo chegar a 70 por cento dos municípios do continente.

[caption]Innovation Point[/caption]

O responsável explica que o projecto nasceu como forma de dar resposta "à alteração do paradigma de financiamento dos municípios", que na visão do gestor passa hoje cada vez mais pela capacidade de captar investimento gerador de receitas.

As visitas ao site são maioritariamente feitas por potenciais investidores portugueses, mas há também um número importante de acessos feitos a partir do estrangeiro. A parceria do Where to Invest in Portugal com a Câmara do Comércio Luso-Britânica é uma das formas de divulgação do site fora do país, assim como as parcerias com associações empresariais e a publicidade.

José Mendes não revela exemplos, mas garante que já foram concretizados vários projectos de investimentos que tiveram como ponto de partida a plataforma electrónica, que para as autarquias tem um custo anual de 2.500 euros.

[caption]Innov Point[/caption]

A evolução do Where to Invest in Portugal passará num futuro próximo pela expansão do corpo de informação disponível. Uma das áreas prioritárias nesta expansão é a da informação ambiental, que é hoje cada vez mais do interesse dos investidores.

A prazo o grupo pretende também colocar na plataforma conteúdos multimédia das autarquias, que ajudem a divulgar as oportunidades de investimento existentes.

A internacionalização do conceito que suporta o Where To Invest in Portugal está nos planos da Innovation Point, empresa que identifica e avalia ideias, que posteriormente transforma em protótipos e coloca no mercado. Este movimento só deverá no entanto acontecer depois da plataforma ganhar maior massa crítica no mercado nacional, embora José Mendes garanta que já surgiu uma proposta.




Cristina A. Ferreira