A Autoridade Regional da Catalunha planeia investir 45 milhões de euros num programa especial para acelerar o processo de digitalização das pequenas e médias empresas desta região, uma das mais desenvolvidas em termos tecnológicos e económicos de Espanha, que tem na cidade de Barcelona o seu centro.



Elaborado pelo Departamento Regional de Indústria, Comércio e Turismo e executado pelo Centro de Inovação e Desenvolvimento Regional (CIDEM), uma agência que integra essa entidade, este programa de digitalização insere-se no Plano de Inovação da Catalunha 2001/2004.



O objectivo desta iniciativa é que 90 por cento das empresas catalãs com mais de 10 funcionários utilizem as tecnologias da informação na sua actividade em 2004. O programa encontra-se dividido em três áreas e as empresas candidatas poderão juntar-se em qualquer fase, dependendo do seu grau actual de digitalização.



A primeira área diz respeito à disseminação da cultura digital, envolvendo uma série de actividades de generalização junto das PMEs que tiveram até agora pouca exposição às novas tecnologias, em que se incluem a realização de seminários de informação e de sessões práticas de formação relativa à utilização e ao potencial das ferramentas digitais. Nos seminários serão analisados estudos de casos de integração bem sucedida das TIs.



Outro sector diz respeito ao impulsionamento da adopção das TIs nos processos empresariais. As empresas interessadas poderão candidatar-se a uma avaliação profissional do seu nível actual de utilização das TIs. Será disponibilizado financiamento paras as companhias digitalizarem os seus sistemas de pagamento ou de informações sobre as transacções.



O terceiro passo consiste na criação de um centro digital da Catalunha, um dos pontos da estratégia das autoridades da região no sentido de transformarem a área numa zona de excelência tecnológica, através da criação de parques tecnológicos e de ambientes inteligentes, bem como da captação de investimento estrangeiro.



O próximo objectivo da Autoridade Regional passa pela construção de uma plataforma para testar novas tecnologias que irão ser utilizadas pelas companhias locais no sector das TIs. Esta entidade planeia igualmente apoiar os programadores no desenvolvimento de novas aplicações.


Notícias Relacionadas:

2001-12-23 - Espanha tem 7,4 milhões de internautas, com destaque na Catalunha

2000-07-10 - Catalunha lidera TI em Espanha

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.