Foi hoje anunciado o desmantelamento de uma rede de falsificação de CDs e DVDs em Portugal, numa operação que foi coordenada entre várias entidades e autoridades policiais. A operação decorreu por vários dias no início do mês de Junho e resultou na apreensão de material diverso que garantia aos "piratas" a capacidade para produzir um milhão de unidades de CDs e DVDs falsificados.
A operação envolveu uma quantidade apreciável de mandatos de busca e desenrolou-se nos concelhos da Póvoa de Varzim, Esposende e Trofa, considerados "grandes pólos" ao nível deste tipo de crime. Em Espanha foram realizadas apreensões nas cidades de Madrid, Vigo e Ourense, indica uma informação da Agência Lusa.
Para esta acção a Brigada Fiscal Territorial do Porto contou com a colaboração da Polícia Nacional Espanhola e a Inspecção-Geral das Actividades Culturais, mas também da Federação Internacional da Indústria Fonográfica, a Federação dos Produtores de Música de Espanha e a Associação Fonográfica Portuguesa.
No total foram apreendidos cerca de 70 mil DVDs gravados com obras protegidas por direito de autor e mais de centena e meia de gravadores de CDs e DVDs. A mercadoria estava avaliada em 500 mil euros.
Entre os arguidos detidos em Portugal contam-se um português, dois brasileiros e oito marroquinos, enquanto em Espanha foram detidas 20 pessoas, sendo três oriundos do Bangladesh, um sírio, um jordano e 15 senegaleses.
De acordo com declarações em conferência de imprensa, citadas pela SIC, os indivíduos estavam a tentar um novo modo de comercialização de pirataria em Portugal, que consistia na venda ambulante porta-a-porta e em estabelecimentos comerciais.
Notícias Relacionadas:
2005-05-27 - Polícia Judiciária desmantela rede de piraria de filmes e software
2005-01-20 - Assoft e PJ juntam-se em campanha de prevenção contra pirataria de software
Pergunta do Dia
Em destaque
-
App do dia
Spendid: uma app para descomplicar as contas do mês a qualquer hora, em qualquer lugar -
Site do dia
Coffee Chat AI pode dar uma ajuda extra no primeiro café. Pessoal ou profissional -
Multimédia
ISS de parabéns: 25 anos de um laboratório no espaço que já recebeu mais de 270 astronautas -
How to TEK
Como contribuir para ajudar o Google Maps a descobrir novos locais
Comentários