Se necessita fazer um crédito bancário ou consultar os custos associados a diferentes serviços, poderá, a partir de hoje, fazer uma consulta das comissões cobradas pelas diferentes entidades e optar por aquela que seja mais em conta. O Comparador de Comissões, disponível pelo Banco de Portugal, pretende mostrar de forma simples e rápida os custos de manutenção de conta, a disponibilização de cartões de débito e crédito, o levantamento de dinheiro, aquisição de cheques e transferências.

Na aplicação pode comparar os resultados por instituição ou serviço e verificar quais são as comissões praticadas pelas instituições, em função do respetivo canal de comercialização, explica o Banco de Portugal. O valor das comissões já inclui os impostos à taxa legal em vigor e são estabelecidas livremente pelas entidades, dentro dos limites e condições fixados na lei.

Se necessitar de ajuda, o Banco de Portugal tem uma lista de perguntas frequentes, um vídeo para tutorial de como utilizar a plataforma e um glossário sobre o Comparador de Comissões. A ferramenta manterá a informação em constante atualização, já que as entidades financeiras são obrigadas a fornecer com cinco dias de antecedência (à entrada em vigor) eventuais alterações nos tarifários das comissões.

Em termos práticos, imagine que necessita saber quais são os custos de uma requisição de cheques ao balcão. Ao escolher as respetivas opções, serão listados os valores cobrados pelos diferentes bancos ou se o serviço se encontra indisponível.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.