A BBC está a preparar-se para vender o seu negócio de tecnologias, com o objectivo principal de poupar custos e aligeirar a estrutura da empresa. A proposta apresentada pelo conselho de administração da empresa não tem ainda data para acontecer, uma vez que carece de aprovação estadual. Ainda assim, as estimativas de poupanças estão feitas e apontam para uma redução anual de custos, na ordem dos 20 a 30 milhões de libras anuais (entre 28 e 43 milhões de euros).



A ser aprovada a decisão decorre de um compromisso assumido com o Governo inglês, que impôs algumas condições à estação para que se mantivesse activo um acordo de ajuste da taxa de licença, negociado em 2000. Nessa altura, a BBC iniciou um processo de reestruturação que previa um conjunto de medidas de eficiência e redução de custos fixos de funcionamento em pelo menos mil milhões de libras (1,4 mil milhões de euros), por forma a aumentar as actividades comerciais do grupo até 2007.



Aquando da definição do plano de reestruturação o segundo responsável do Governo britânico para a cultura, Chris Smith sugeriu que a BBC procedesse à venda de activos menos estratégicos que permitam atingir os objectivos a que a empresa se propôs, com maior facilidade.



Para o director-geral da cadeia a venda do negócio de tecnologia cabe nessa sugestão e poderá permitir elevadas poupanças. A empresa passará a comprar ao mercado os serviço antes assegurados pela subsidiária em questão, deixando de suportar os seus custos de financiamento e encaixando o valor da venda.



Enquanto aguarda pelo aval do governo de Blair a BBC vai acumulando alguns orçamentos de empresas externas relativos aos serviços ainda assegurados pela sua filial embora uma decisão final sobre o futuro fornecedor deva recair na empresa que adquira a BBC Tecnologia.



A filial de tecnologias da BCC é uma estrutura com 1400 empregados e no ano passado realizou um lucro de 19 milhões de libras (27 milhões de euros aproximadamente).


Notícias Relacionadas:

2003-08-26 - BBC quer criar a maior biblioteca televisiva digital do mundo

2000-07-07 - BBC cria negócio tecnológico