A Be, empresa de desenvolvimento de software, anunciou esta semana que vai dissolver-se no próximo dia 15 de Março e retirar-se da Bolsa de Valores Nasdaq. Em comunicado a empresa revela ainda no seu site que irá vender todos os seus bens e propriedade intelectual à Palm.



Recordamos que em Agosto de 2001 tenha sido já revelada a realização do acordo de compra dos bens e propriedade intelectual da Be pela Palm – fabricante de PDAs – por 11 milhões de dólares (12 milhões de euros) que agora se consumou.



A empresa criada em 1990 por Jean-Louis Gassee, antigo executivo da Apple, responsável pelo desenvolvimento do sistema operativo BeOS – considerado como potencial rival da Microsoft e que acabou por ser vendido à Palm no ano passado – opta assim por terminar a sua actividade e processar a Microsoft, segundo anunciaram a 19 de Fevereiro, por esta ter alegadamente destruído o seu negócio através de práticas monopolistas de mercado e anti-concorrenciais. A queixa já foi apresentada a um tribunal distrital norte americano.



Segundo um comunicado da empresa o passo seguinte será a Be determinar quais os accionistas que deverão participar na distribuição dos bens da empresa, isto considerando que existirão bens para dividir após o pagamento de todas as dívidas.



Notícias Relacionadas:

2002-01-02 - Jean-Louis Gassee abandona Be Incorporated

2001-08-18 - Palm compra Be Incorporated

2000-03-29 - BeOS 5.0 já disponível