A Google tem a possibilidade de resolver o processo judicial pendente na Bélgica devido ao Street View se aceitar pagar uma multa de 150 mil euros, que evita que o caso siga para os Tribunais.

De acordo com várias agências noticiosas, o procurador geral belga acusa a Google de intercetar comunicações de forma ilegal e de reunir dados privados de utilizadores de redes Wi-Fi através do serviço Street View, violando as leis nacionais.

A gigante da Internet tem agora três meses para aceitar a proposta, avançada a 12 de Agosto pelo procurador que segue o caso. Caso a proposta não seja aceite o processo segue para Tribunal onde podem ser impostas multas mais elevadas e até penas de prisão para os responsáveis pelo serviço.

Em Março a Comissão Nacional de Informática e das Liberdades de França (CNIL), responsável pela proteção de dados, tinha multado a Google em 100 mil euros num processo também relacionado com a recolha indevida de dados de redes Wi-Fi.

Por toda a Europa têm-se multiplicado acusações de entidades reguladoras da proteção de dados que contestam o Street View e em Portugal a Comissão Nacional de Proteção de Dados adiantou que a recolha de imagens estava parada à espera de uma decisão daquela entidade.

Ainda ontem o regulador britânico da área de privacidade emitiu também um parecer sobre o serviço depois d realizar uma auditoria. Neste a entidade refere que a Google deve melhorar as práticas de recolha de informação, mas sublinha também que desde Abril foram dados passos importantes na melhoria da privacidade.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico