A UE decidiu processar judicialmente o estado francês pelo não cumprimento da decisão estipulada pelas autoridades da concorrência da Comissão Europeia em 2004.
Em Agosto do referido ano, a Comissão Europeia concluiu que, durante oito anos, o governo francês havia dado tratamento preferencial à France Telecom - o que permitiu salvar a empresa da falência -, indo contra as leis da concorrência vigentes no país.
Desta forma, a operadora deveria devolver ao estado o montante referente aos benefícios fiscais, correspondente à diferença entre o imposto profissional - que deveria ter sido pago se a lei de impostos tivesse sido aplicada - e a taxa efectivamente paga pela France Telecom.
De acordo com os cálculos dos serviços europeus a dívida a liquidar situa-se entre "os 798 e os 1140 milhões de euros", sendo o valor final determinado pela Comissão em conjunto com as autoridades francesas.
Para além de não ter tomado quaisquer medidas no sentido de cumprir a decisão de Bruxelas, o estado francês "recusou todas as propostas da Comissão" não tendo apresentado "nenhuma contra-oferta aceitável para calcular a quantia a recuperar", refere o comunicado.
Notícias Relacionadas:
2006-07-11- Tribunal de recurso confirma multa de 80 milhões de euros à France Telecom
2004-05-12 - France Telecom e Governo francês na mira da Comissão Europeia
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários