Os bens do serviço de partilha de músicas em formato digital MP3 Napster vão ser vendidos em leilão com um preço base de licitação de 25 milhões de dólares (25,73 milhões de euros), estando o prazo-limite para a apresentação de propostas marcado para o dia 21 de Agosto. O leilão propriamente dito irá realizar-se a 27 de Agosto.



A Trenwith Securities, uma empresa de valores bolsistas, foi contratada pelos credores do Napster para ajudar a encontrar possíveis licitadores até ao prazo limite do dia 21, tendo entrado em contacto com capitalistas de risco, comerciantes de música, empresas de conteúdos multimédia, bem como as grandes companhias discográficas que levaram o Napster à falência este ano.



Mas, as entidades interessadas terão que suplantar a oferta da gigante alemã Bertelsmann, que prometeu aumentar o valor da sua licitação em nove milhões de dólares (9,26 milhões de euros), elevando a quantia total da sua oferta em mais de 100 milhões de dólares (102,94 milhões de euros).



A Bertelsmann emprestou ao Napster mais de 85 milhões de dólares (87,50 milhões de euros) e está também a financiar as actividades da empresa durante o período de reorganização que se seguiu após a sua recente aplicação para a protecção legal sob o estatuto de falência. A quantia dos empréstimos irá fazer parte da oferta do grupo alemão.



O comité de credores nomeado pelo juiz de falência, contudo, está à espera de obter mais graças à ajuda da Trenwith. Composto pela firma do anterior advogado do Napster David Boies e por algumas companhias de música e software, este grupo considera que o juiz poderá não considerar os 85 milhões de empréstimo da Bertelsmann. Neste caso, outros licitadores poderão conquistar o controlo do Napster por apenas 25 milhões de dólares.



Notícias Relacionadas:

2002-05-20 - Bertelsmann evita falência do Napster por oito milhões de dólares

2002-05-15- Demissão de elementos da direcção do Napster precipita falência da empresa

2002-03-28 - Napster adia relançamento e recebe prazo alargado para elaborar defesa

2001-12-11 - Caso Napster debatido ontem no Tribunal de Apelo

2001-10-30 - Napster volta a estar online em 2002