O Banco Espírito Santo "associou-se" ao lançamento da terceira geração de comunicações móveis e está a disponibilizar aos seus clientes serviços bancários que estão relacionados ou tiram partido daquela tecnologia, entre eles programas de crédito para a aquisição de terminais, canais de acesso ao homebanking por vídeochamada e acesso às consultas e operações mais frequentes através de UMTS.



Com um investimento que no início não deverá ultrapassar os 100 mil euros, a aposta tem como objectivo "não só reforçar a qualidade de serviço e acompanhamento aos clientes, (...) como também testar e avaliar o impacto do 3G na actividade bancária, enquanto ponto de partida para o desenvolvimento e reforço contínuo de competências que permitam acompanhar a sua massificação", refere o BES em comunicado.



Um dos primeiros serviços disponíveis é o BESnet 3G, que consiste na disponibilização do Internet Banking do BES no portal i9 da TMN, possibilitando a realização de consultas de saldos e movimentos, a realização de transferências bancárias e o carregamento de telemóveis. Posteriormente, será adicionado um conjunto de informação útil, como os dados de contactos do Gestor BES 360 e notícias da Reuters.



O serviço está acessível a todos os clientes BES 360 que disponham de equipamentos 3G de rede TMN - actualmente, apenas o modelo U15 da Siemens -, prevendo-se o seu alargamento progressivo a outras funcionalidades como pagamento de serviços, ordens de bolsa, consulta de carteira de títulos, cotações, câmbios, entre outras, assim como a sua extensão aos portais dos restantes operadores, Vodafone Live - no final do mês de Maio - e Optimus Zone, em data determinar.



A vídeochamada com Gestor BES 360 é outro dos serviços lançado. Neste âmbito, alguns Gestores Private e um conjunto de 18 gestores BES 360 estarão equipados com telemóveis TMN i9 3G, com funcionalidade de vídeochamada, para participarem num projecto piloto cujo objectivo é avaliar a receptividade dos clientes à utilização dos equipamentos UMTS, em particular da vídeochamada como canal de relacionamento bancário, e testar a importância da componente imagem nos contactos telefónicos entre gestor e cliente, explica o BES em comunicado.



Restrito por agora aos gestores BES 360 de três balcões (sede, Amoreiras, Porto Filial) e de um Centro de Investimento (Hospital de S. João) e a um número reduzido de Gestores Private, o projecto poderá vir a ser alargado a outros balcões "em função do nível de adesão dos clientes, da sua avaliação das vantagens da tecnologia e dos resultados obtidos ao nível do reforço da eficácia de acompanhamento".



O serviço Linha BES 360 passa igualmente a estar disponível através de vídeochamada, para clientes com equipamentos que incluam esta funcionalidade. Também aqui o objectivo é testar o impacto da tecnologia de vídeochamada no reforço da eficácia de acompanhamento e fidelização dos clientes, refere a entidade bancária.



A par dos novos serviços, o BES tem a decorrer para os seus clientes BES 360 uma campanha de aquisição de equipamentos Siemens U15 por um valor inferior ao praticado no mercado (649,90 euros face aos PVP de 699 euros) que inclui igualmente a possibilidade de crédito a seis meses e a oferta exclusiva de 360 mensagens MMS.



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