A Autoridade Bancária Europeia (EBA) emitiu um comunicado onde alerta as pessoas para os riscos associados à utilização do Bitcoin e de outras moedas digitais. O regulador considera que tanto os que compram, como os que vendem ou mantêm criptomoedas estão a correr perigos pela falta de centralização e regulação das divisas.

"Enquanto as moedas virtuais continuam a fazer manchetes e a gozar de uma popularidade crescente, os consumidores precisam de estar cientes dos riscos associados", escreve a EBA em comunicado.

A falta de regulação e de centralização contribuem para que o Bitcoin, por exemplo, seja volátil no seu valor e possa lesar em vários milhares de euros os utilizadores que perdem o dinheiro das suas carteiras virtuais. De acordo com a autoridade europeia, nenhuma das moedas virtuais está protegida por uma lei que favoreça os utilizadores em caso de fraude ou roubo.

A EBA alerta também os utilizadores para o facto de nenhuma entidade bancária estar associada às divisas digitais, pelo que as carteiras onde os Bitcoins são guardados ficam mais sujeitos à segurança que cada um cultiva no seu dispositivo - computador, tablet ou smartphone.

O anonimato das transações e o alto perfil privado das moedas virtuais - uma das vantagens proclamadas pelos seus utilizadores - é para a EBA uma desvantagem pois é um meio que estimula o crescimento de atividades ilegais através da Internet. O regulador alerta que este tipo de atividades pode levar ao fecho de mercados e à apreensão dos bitcoins que pertencem a esse cliente de carteiras.

No final a Autoridade Bancária Europeia aconselha pelo menos aos que usam moedas virtuais a não comprarem um valor que não possam pagar em dinheiro real.

Segundo o mesmo comunicado, a EBA está a avaliar os aspetos mais relevantes associados às moedas virtuais com o objetivo de identificar se as moedas virtuais podem e devem ser reguladas e supervisionadas.

Os leitores podem aceder aos artigos onde o TeK explica com mais detalhe o que é e como funciona o Bitcoin, e onde enumera outras criptomoedas alternativas para uso online.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.