
A Autoridade Bancária Europeia (EBA) emitiu um comunicado onde alerta as pessoas para os riscos associados à utilização do Bitcoin e de outras moedas digitais. O regulador considera que tanto os que compram, como os que vendem ou mantêm criptomoedas estão a correr perigos pela falta de centralização e regulação das divisas.
"Enquanto as moedas virtuais continuam a fazer manchetes e a gozar de uma popularidade crescente, os consumidores precisam de estar cientes dos riscos associados", escreve a EBA em comunicado.
A falta de regulação e de centralização contribuem para que o Bitcoin, por exemplo, seja volátil no seu valor e possa lesar em vários milhares de euros os utilizadores que perdem o dinheiro das suas carteiras virtuais. De acordo com a autoridade europeia, nenhuma das moedas virtuais está protegida por uma lei que favoreça os utilizadores em caso de fraude ou roubo.
A EBA alerta também os utilizadores para o facto de nenhuma entidade bancária estar associada às divisas digitais, pelo que as carteiras onde os Bitcoins são guardados ficam mais sujeitos à segurança que cada um cultiva no seu dispositivo - computador, tablet ou smartphone.
O anonimato das transações e o alto perfil privado das moedas virtuais - uma das vantagens proclamadas pelos seus utilizadores - é para a EBA uma desvantagem pois é um meio que estimula o crescimento de atividades ilegais através da Internet. O regulador alerta que este tipo de atividades pode levar ao fecho de mercados e à apreensão dos bitcoins que pertencem a esse cliente de carteiras.
No final a Autoridade Bancária Europeia aconselha pelo menos aos que usam moedas virtuais a não comprarem um valor que não possam pagar em dinheiro real.
Segundo o mesmo comunicado, a EBA está a avaliar os aspetos mais relevantes associados às moedas virtuais com o objetivo de identificar se as moedas virtuais podem e devem ser reguladas e supervisionadas.
Os leitores podem aceder aos artigos onde o TeK explica com mais detalhe o que é e como funciona o Bitcoin, e onde enumera outras criptomoedas alternativas para uso online.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários