Milhares de pessoas saíram à rua em El Salvador para protestar contra a decisão presidencial de tornar a Bitcoin uma das moedas oficiais do país. Durante os protestos foi queimada uma das 200 máquinas que o Governo instalou em vários pontos do país para permitir a troca de bitcoins por dólares. 

Nos protestos voltaram a ser expostos os receios de que a decisão de tornar a Bitcoin moeda oficial, pela primeira vez na história de um país, contribua para aumentar a inflação e a instabilidade do sistema financeiro. Os protestos também serviram para acusar o presidente do país de decisores ditatoriais, onde os opositores incluem a decisão de converter a moeda digital em moeda oficial do país.  

A legislação que cobre a decisão presidencial entrou em vigor no dia 7 de setembro e passou a dar suporte legal para a utilização da Bitcoin como meio de pagamento em lojas, restaurantes e outros serviços. 

Bitcoin com perdas acentuadas no dia em que se tornou moeda oficial de El Salvador
Bitcoin com perdas acentuadas no dia em que se tornou moeda oficial de El Salvador
Ver artigo

Já no dia em que a nova lei entrou em vigor houve protestos e celebrações no país, com parte da população a celebrar uma decisão que acredita poder dar um impulso à economia do país, enquanto outros acreditam que a medida pode agravar ainda mais a frágil situação económica de El Salvador e em nada vai beneficiar a maior parte da população. 

Nayib Bukele, presidente de El Salvador, defende que a introdução da Bitcoin como moeda oficial vai ajudar quem está fora do país a poupar milhões em taxas, com as remessas de dinheiro enviadas para casa. Os cálculos oficiais apontam para poupanças de 400 milhões de dólares, um valor que alguns organismos internacionais já consideraram exagerado.

Note-se que as remessas de dinheiro enviadas para El Salvador por emigrantes representam quase um quinto do PIB, cerca de 6 mil milhões de dólares no ano passado.   

Quando lançou a Bitcoin como moeda oficial do país, o Governo disponibilizou a cada cidadão uma carteira digital com o equivalente a 30 dólares em bitcoins e não faltaram fotos nas redes sociais a mostrar transações em cafés, restaurantes e outros espaços de comércio neste dia de estreia da Bitcoin como moeda oficial de El Salvador.