A Blue Origin lançou e recuperou o seu rocket New Shepard este fim de semana. Foi a terceira tentativa de sucesso em três da empresa de transporte espacial do fundador da Amazon, Jeff Bezos.

Foi também a terceira viagem do foguetão em causa, depois do lançamento de 23 de novembro de 2015 e de 22 de janeiro já deste ano.

O rocket desenvolvido para transportar até seis pessoas em voos suborbitais saiu mais uma vez de terra firme, no Texas, EUA, e regressou são e salvo, passados alguns minutos, como atestam as imagens.

De acordo com as informações prestadas, o New Shepard atingiu os 339,138 pés de altitude.

A Blue Origin está assim na dianteira da aventura espacial em número de tentativas de sucesso, à frente da rival Space X, que ainda só conseguiu recuperar um foguetão. Sublinhe-se que enquanto as tentativas no primeiro caso estão a acontecer todas em terra firme, a empresa de Elon Musk tem tentado fazer o mesmo mas numa plataforma no mar.

Recorde-se que Jeff Bezos quer levar os primeiros turistas espaciais ao espaço em 2018, se tudo continuar a correr bem com os testes que têm de ser realizados, nomeadamente para garantir a segurança da viagem e dos passageiros.